PME’s: Saibam a importância de ser social

Um dos maiores gritos e pedidos de socorro em diversos grupos de empreendedores é sempre: “Socorro, como posso cuidar das minhas redes sociais? Eu preciso estar nelas?”. É fato sabido que as redes e mídias sociais caíram no gosto do nosso amado povo brasileiro. Antigamente se dizia que, se a empresa não tem site, ela não existe. Hoje em dia, diversas marcas abrem mão do site por um Facebook eficaz e bem alimentado.

Com aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros online no Facebook (o que nos leva a números como 99 milhões de usuários ativos por mê), as mídias sociais têm desempenhado uma função muito além de relacionamento entre cliente/empresa: elas atraem mais pessoas publicando conteúdo interessante e com o aumento do uso de smartphones e dispositivos móveis, as empresas que identificarem a melhor forma de estar presente, pode ir longe!

Sua empresa, média, pequena ou micro DEVE aproveitar esse momento que a tecnologia está ao alcance de todos, que os dispositivos eletrônicos hoje estão acessíveis para todas as classes sociais e mais: prestar bem atenção onde seu público está e como se comporta.

Quantos pequenos empreendedores, não fazem vendas pelo Instagram? Com certeza você conhece algum. E olha a genialidade da coisa: A plataforma do Instagram não foi, naturalmente, criada para isso e mesmo assim as pessoas criam oportunidades ali, de diferentes maneiras e conseguem sucesso. Sua ideia de negócio é muito mais importante quando ela toma outros rumos, quando mais pessoas tomam ciência dela e portanto: a compram com mais facilidade.

Vamos ver uma lista com dicas para que a sua empresa seja verdadeiramente social e consiga morder a sua fatia desse fenômeno? 🙂

1. “Oi, compra meu produto?” X “Oi, vamos conversar sobre seus interesses?”;

As mídias sociais não têm esse nome por acaso. É pra ser SOCIAL! Nada de ser aquela fanpage que publica promoção e produtos o tempo todo… o usuário quer conteúdo, quer conversar, quer trocar, quer perguntar, que informação, quer SOCIALIZAR… faça isso e os usuários irão se atrair, com certeza. Redes e mídias sociais são relacionamento, puro e simples.

2. Engajamento, eu te amo!

Perceba que tipo de conteúdo seu público consome e faça. Crie promoções, sorteios (lembrando de seguir as regras da Caixa de criação de sorteios e concursos culturais!), encontros e etc. As mídias foram feitas para que as pessoas se relacionem. Ouça seu possível cliente, faça uma pesquisa sobre o que este público gosta e traga ele para perto de você.
Dica: Já ouviu falar de etnografia? E de netnografia?

3. Traga a meta para o RESULTADO;

Uma máxima que falamos para nossos clientes: “Like não paga conta”. O ideal é que a sua estratégia reverta em vendas. Faça de modo que as ações tragam retorno financeiro, que os clientes comprem aquilo que você está disposto a vender, seu serviço ou produto. Uma imagem de ‘bom feriado’, ‘enfim a sexta feira’ podem ganhar MUITOS likes, mas, com pouco resultado real. Esse tipo de comunicação deve ser pensada para ajudar na estratégia de ganho de engajamento, apenas 😉
Outro ponto importante: uma estratégia de conteúdos embasada pura e simplesmente em anúncios não é resultado, é compra desse resultado. E deve ser analisada como tal.

4. Seja coerente com seu conteúdo;

Os seguidores que você mantém te seguem por um único motivo: o que você tem feito agrada. Por isso, mantenha um foco nas suas publicações e sustente o seu conteúdo por onde ele dá certo. Qualidade do conteúdo, frequência e claro, relacionado com o sua empresa ou negócio. Foque nessas diretrizes para manter um bom relacionamento.

5. Invista. Seja em tempo ou em uma empresa para ajudar;

Tudo isso toma tempo. Muito tempo! São horas de estudo, horas de trabalho e etc. Por isso, o pequeno empresário precisa entender que este é um caminho quase sem escolha: as mídias fazem sucesso e acreditamos que com o passar dos anos elas apenas se modifiquem um pouco, mas desaparecer? Muito difícil. A Borbolla•baroni, lá em 2012, criou o braço de comunicação digital para isso! Tornar acessível que os pequenos também possam crescer na mesma intensidade dos grandes. Nosso foco principal são PME’s e entendemos MUITO bem as pedrinhas no sapato que podem estar incomodando seus pés e estamos aqui para ajudar. Precisa de gente para gerir suas mídias? Marca um café delicia com um dos nossos ninjas de novos negócios. Aqui, o nosso maior objetivo se resume a algo simples: atingir suas expectativas! #vem

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