A importância do investimento em identidade visual nos novos negócios

A primeira impressão é a que fica, e qual é a primeira impressão da sua empresa? O seu logo, claro. Impresso em seu cartão de visitas ou no seu site, é ele quem deve mostrar a cara da sua empresa, o que ela representa e como se comporta. Um logo bem feito transmite credibilidade, seriedade e profissionalismo.

Ao mesmo tempo, vivemos em uma realidade onde paga-se tantos impostos para começar uma empresa que a maioria dos novos empreendedores não separa um capital para a criação da sua identidade visual, às vezes até por desconhecer a importância que ela representa. Adia-se essa necessidade até que “novos clientes cheguem e a verba aconteça”, mas a falta dessa identidade pode fazer o potencial cliente ir procurar o seu concorrente. Faça uma pergunta a você mesmo: se um profissional entrega um cartão de visitas sem logo, sem uma ‘cara’, e um outro entrega um cartão que transmita o que a empresa faz, com quem você irá fechar negócio?

É parte da estratégia inicial de quase todos os novos negócios conseguir destacar-se perante seus concorrentes. Atingir o sucesso. Ter uma identidade visual auxilia e muito nessa estratégia, e a falta dessa identidade, ignorando a importância que ela tem, pode refletir de várias maneiras negativas para sua empresa.

Instabilidade

Caso você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes, fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou de dono.

Amadorismo

Se você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados, essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de cumprir seus projetos com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando desconfiança e perdendo a credibilidade.

Despreparo

Se você não cuida da sua identidade visual ordenadamente e distribui um cartão de visitas com um logotipo, mas no seu site, por exemplo, tem outro, poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu  público.

A importância do logotipo para a empresa

O processo de criação de um logotipo leva em consideração o mercado em que você atua, quem é seu público alvo, como é a concorrência, o perfil da sua empresa, dentre inúmeros outros fatores. A pesquisa que se faz é extensa e, muitas vezes, a parte mais trabalhosa e demorada, afinal vários insights são tirados desses dados.

Modernizações de identidade visual, ou mesmo uma refação, também são super importantes. Abaixo temos alguns exemplos de empresas que alteraram seu logotipo:

Como você pode perceber, o logotipo não é simplesmente um desenho, mas sim, antes de qualquer coisa, um conceito transmitido através de uma imagem. #vem para a Borbolla•baroni que a gente ajuda você nisso 😉

Sem Comentários

Deixe um Comentário: