Como criar stories que engajam? Confira em 5 dicas úteis e práticas!

Já falei muitas vezes sobre a importância de ter constância de sua marca nas redes sociais. E ter presença constante significa publicar nas plataformas com frequência. Mas lembre: não é postar por postar. Acredito que o ponto inicial é pensar que temos que produzir conteúdos de valor para nossa audiência. Exemplo: se eu vendo bolo, não tem porque eu publicar que estou fazendo as unhas. Preste atenção para criar e veicular um conteúdo que faça sentido para as pessoas que te seguem e querem ver seus produtos e serviços.

Vale ressaltar que são os stories que ajudam a fidelizar a base da nossa audiência. No feed o trabalho é para aumentar os seguidores. Então se liga nessas 5 dicas práticas e úteis que com certeza vão te ajudar a criar stories interessantes:

Dica 1: Quantidade

Devemos pensar na quantidade de stories que colocamos no Instagram, porque o ideal é aparecer ali entre os primeiros. Então, precisa publicar e fazer stories com frequência. Quanto mais stories você faz, mais vezes você aparecerá entre os primeiros. Mas atenção: não é porque você vai publicar muitas vezes que vai fazer de qualquer jeito.
Precisa ter noção estética, fazer algo que prenda a atenção e que realmente seja bacana. Por exemplo: tenha cuidado em produzir a foto, fazer uma composição realmente bonita e chamativa. Teste novos ângulos, vire a imagem ao contrário, use cores complementares …

Dica 2: Criatividade

Exerça sua criatividade, porque além de ser um lugar que fideliza a base, os stories são conteúdos fantasmas, que somem em 24h, então é uma boa opção também para testes em comunicação, para testar campanhas, um novo tipo de filtro, de recurso. Use esse poder de ‘sumir’ em 24h a seu favor. Abuse da tentativa e erro.

Dica 3: Consuma muito a plataforma

Acredito que essa dica seja um complemento da anterior. Consuma o máximo de stories possível. Conheça a plataforma. Comece a entender o que te chama atenção, positiva e negativamente, assim você poderá pensar o que pode e quer (ou não) replicar no seu perfil, na sua marca. Por exemplo: Gosto do perfil da pessoa X porque os stories dela contam uma história. Então talvez seja legal para você fazer o mesmo; Ou eu gosto do tal concorrente, porque eles não aparecem, mas criaram um personagem que os define e apresenta produtos e serviços. Pode ser legal usar isso para você. Consumindo mais da plataforma e seus recursos você cria mais referências.

Dica 4: Use ferramentas de interatividade

Essa é uma dica bem prática, pois a partir do momento que você entende como funciona o algoritmo, você consegue entender alguns comportamentos de usuário. Atualmente temos alguns recursos (stickers) que são interativos, como: fazer perguntas, enquetes, direcionar para o chat, responder um quiz. O algoritmo sabe que o usuário gosta de interagir com conteúdos digitais. Cada vez que você usa essas interatividades, além do usuário se divertir, ele avisa ao algoritmo que quer receber mais conteúdos daquele formato, mais conteúdos seus. E é aí que rola a fidelização. Então, quanto mais interação tiver, quanto mais gente tiver te assistindo, mais o algoritmo vai entregar para além da sua base, pois ele entende que aquele conteúdo é bacana.

Sugiro sempre pensar em qual interação vai ser interessante para o seu público. Use esses recursos para saber as preferências, gostos do seu público. Esses stickers não são somente para interação, eles trazem informações importantes para seu negócio, se você fizer as ‘perguntas’ certas. Por isso, use de forma que o conteúdo seja atraente e te dê bons insights.

Dica 5: Saia do óbvio e explore os recursos

Essa pode até parecer meio óbvia, ou boba, mas acho que vale a pena falar. Todo mundo está muito acostumado a pegar o telefone e usar a função normal da câmera, mirando em você ou em um objeto da sua frente. Mas esquecemos de que existem outras boas possibilidades e recursos, como rebobinar, superzoom, boomerangue, tem o recurso mãos livres que te permite fazer uma sequência de 5 a 10 stories de uma vez só. O “Cenas” veio para brigar com o TikTok e permite uma infinidade de formatos dentro da plataforma! É legal e importante usar esses recursos também.  Pois essas funções enriquecem a história que você está contando ali.
Já imaginou você fazer um vídeo montando seu produto, e quando publicar na função rebobinar ele se desmonta sozinho? Ou pode fazer o seu dia ao contrário. São muitas opções que o próprio Instagram disponibiliza, explore-as. 

Quando testar essas dicas, me marca para eu ver? 😉
Um beijo!

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