5 dicas inteligentes para começar o branding do seu negócio

Rolou lá no meu instagram a semana #eitabranding! O foco foram reflexões e dicas sobre branding, principalmente no valor que tem para pequenas empresas e nos principais erros cometidos! 🙃 Eu queria dar um bom norte para todo mundo começar a construir o seu negócio na base de uma marca sólida.

Trabalhe a partir do zero.
Ser a dona de uma pequena empresa que está começando – ou que já está ativa há algum tempo – pode rapidamente virar uma tarefa esmagadora. Embora tenha muito o que aprender ou cuidar, desde a administração fiscal até as operações e o planejamento, a trilha da comunicação, do marketing e do design do seu negócio pode ser igualmente difícil de ser percorrida – e muitas vezes, negligenciada!

Fazer o branding do seu negócio significa muito mais do que decidir como será seu logotipo. Pense na sua marca começando como uma pequena semente, o “porquê” por trás do seu negócio. Dessa semente crescem seus valores, missão e promessa. Somente quando você estabeleceu esse trabalho e fez sua pesquisa, você deve começar a explorar os elementos visuais da sua marca. E perceba que eu digo elementoS, não apenas o logo.

Defina seu público.
Um grande erro que muitas marcas cometem é não definir seu público. Você pode estar dizendo a coisa certa, mas você pode não estar dizendo da MANEIRA certa ou para as PESSOAS certas. A definição clara de seu público-alvo ajudará você a desenvolver uma imagem clara sobre quais tipos de mensagens e os canais pelos quais você precisa comunicar sua marca.
Essa é uma das maiores dúvidas que chegam na mentoria: como – finalmente! – definir a tal da persona. E os problemas são quase sempre os mesmos: não há estudo de onde, como e o quê comunicar para o público alvo!
Se o seu público for meninas adolescentes, então sua mensagem seria muito diferente do que se você estivesse mirando em homens de meia-idade. Considere onde e como sua marca vai repercutir mais com seu público. E, lamento informar, não tem fórmula mágica. Persona é estudo contínuo e validação sempre que possível!

Seu logotipo não é tudo!
Com o nascimento de um novo negócio vem um floreio de idéias e possibilidades que você pode querer tentar incorporar em seu logotipo. Embora seu logo seja importante e deva representar sua marca, é um equívoco tentar dizer tudo a todos. Seu logotipo é apenas uma peça do quebra-cabeça da marca. O que não pode ser comunicado explicitamente no seu logotipo pode ser mostrado através de outros elementos: cor, textura, materiais, estilo de voz ou até mesmo experiência do cliente.
Com um novo negócio vem um floreio de idéias e possibilidades que você pode querer tentar incorporar em seu logotipo. Não estou dizendo que o seu logotipo não seja importante ou não deva representar sua marca! Estou dizendo que é um equívoco tentar dizer tudo ao mesmo tempo. O logo é apenas uma peça do quebra-cabeça da marca. O que não pode ser comunicado explicitamente nele pode ser mostrado através de outros elementos: cor, textura, materiais, estilo de voz ou até mesmo experiência do cliente.
Quando exploramos o território da nossa marca, desvendamos intimamente o universo que queremos criar para a nossa audiência!

Seja única! De VERDADE!
Quando digo única, quero dizer realmente! CAVE FUNDO! Às vezes, é fácil pular na “carroça da marca” e adotar tendências ou modismos na sua marca que não se encaixam necessariamente. (Nem sempre embarcar no “meme sensação do momento” é a melhor estratégia!)
Pense no que é exclusivo da sua marca e posicione-a como a base de suas decisões. 
Isso te dá liberdade para se destacar, criando um abismo entre seus concorrentes e aumentando o valor do que você entrega aos seus clientes. É quase um “adeus oceano vermelho”, sabe?

Eita! Em caso de dúvida, consulte um profissional.
Desenvolver uma marca pode ser uma tarefa assustadora até mesmo para a empreendedora mais ambiciosa. Buscar ajuda com uma consultora experiente pode ajudar a apontar os esforços da sua marca na direção certa. Procure por profissionais qualificados, que têm o conhecimento e a capacidade de aumentar a identidade da sua marca, mesmo se ela ainda for uma sementinha de idéia. 
A agenda de setembro para #eitadesign tá aberta para projetos de identidade visual significativa! E tem horários abertos na mentoria! Me chama e vamos bater um papo?

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