Por que ter um site responsivo?

No ano de 2015 o Google alterou os algoritmos de pesquisa para quem faz acessos de smartphones e tablets. A partir dessa mudança, sites não responsivos, ou que não possuem versão mobile, passaram a não serem ranqueados nessas pesquisas. Mas aí você se pergunta, o que raios é um site responsivo?

Site responsivo é um site que se adapta ao tamanho da tela do dispositivo que o usuário está usando para visualizar o site – PC, notebook, tablet, celular. Ele muda a aparência e a disposição dos seus elementos para que sua usabilidade seja máxima também de acordo com o dispositivo, como por exemplo o tamanho dos textos e das imagens, a forma que o menu é apresentado e etc. Um site responsivo é o mesmo site, que apenas se adapta ao tamanho da tela. Existem alguns sites que possuem a versão mobile do site, como sites que abrem com m.nomedosite.com.br,  www.nomedosite.com.br/mobile ou alguma variação do tipo quando você abre em celulares ou tablets.

O celular é o segundo aparelho mais presente nos lares brasileiros, perdendo somente para a televisão. Quase 150 milhões de pessoas no Brasil possuem celular. Mesmo em casa, segundo o IBGE, mais de 80% das pessoas utilizam smartphones para acessar a internet. É muito importante, para qualquer segmento, possuir um site que possa ser visualizado da melhor forma possível em celulares.

Em 2015 houve um aumento de 112% de acessos à internet por aparelho móveis, segundo pesquisa do Google, e a taxa de conversão de compras via smartphone aumentou em 74%. Para pessoas/empresas que estão construindo o site agora ou planejam uma reformulação do site, o ideal é fazer um site responsivo. É mais trabalhoso e caro adaptar um site já existente e, apesar de existir a opção de fazer uma versão mobile, esta não é muito utilizada em pequenos sites. Hoje esta opção é utilizada em plataformas pré-construídas de e-commerce, normalmente usadas por grandes lojas, que por questões técnicas fazem duas versões diferentes ou em grandes portais de notícias, pois carregam uma versão resumida do layout e menos imagens, para facilitar acesso em internet móvel.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Borbolla•baroni, nosso especialista em sites tira as suas dúvidas e faz um ótimo negócio. Afinal, todos os nossos sites são responsivos!

Sem Comentários

Deixe um Comentário: