O poder da arquitetura no branding

A gente vive batendo na tecla de que branding é importante, essencial e um aliado poderoso para toda e qualquer empresa. O termo ainda é interpretado de inúmeras maneiras, onde nenhuma delas é errada, apenas superficial em suas definições. Designers dirão que o branding é a identidade visual. Consultores de negócios dirão que são as definições de missão, visão e valores. Gestores, por sua vez, argumentarão que o pós venda é o branding real. Todos os citados, e ainda inúmeros outros, são aspectos inerentes ao branding. Juntos, eles formam a real gestão de marca.

Um aspecto muito esquecido, mas vital para o processo, é a ambientação de escritórios, pontos de vendas e etc alinhados ao processo de branding. Ter uma marca alegre e descontraída materializada num escritório formal e neutro não condiz com a essência da marca, por exemplo. Ou uma marca que passe austeridade sendo representada por um coworking super fora da caixinha e hiper criativo. Arquitetura é, portanto, um dos aspectos do branding que quase sempre fica deixado de lado.

Um dos maiores exemplos de arquitetura alinhada com o branding que a gente encontrou nas nossas pesquisas para um cliente, foi o Obed Buffet, um fast-food em St. Petersburg, naRussia. O projeto, assinado pelo G-Sign, conversa totalmente com a proposta da marca, tornando a experiência de marca algo fora de série.

O Edu, do Homens da Casa, descreve a decoração: “Meio bossa nova e rock and roll, moderno e retrô. O Obed Buffet mistura várias texturas como metais, madeiras e vegetação, que passa pelo vintage, com muito rústico e estilo industrial. Como o restaurante é gigantesco e com opções bem variadas, a ideia da decor desse restaurante é criar ambientes diferentes em um espaço aberto.”

De paredes revestidas com restos de louças quebradas até pinturas por cima dos tijolinhos rústicos, o resultado final surpreende. De tantas coisas num mesmo ambiente – mesmo que em 600m² – a sensação que deveria passar é de “estar entulhado”. Ai entra o surpreendente: mesmo com tanta informação, o ambiente é atrativo e agradável, com uma organização visível, grande atenção para o trânsito de pessoas e múltiplas estações de pagamento.

 

Sem Comentários

Deixe um Comentário: