Afinal, o que são Personas?

Quando trabalhamos com content marketing e com redes sociais uma das estratégias recomendadas é a definição de personas. Mas o que isso quer dizer?

A persona nada mais é do que uma personificação de quem é o seu público-alvo e também a personificação da empresa para ter o tom de comunicação* com este público alvo. Deve ser um dos primeiros passos em um planejamento de conteúdo e do processo de branding. No vídeo que o TD – nosso atendimento – fez (clique aqui para ver o vídeo),  ele falou um pouco sobre a persona empresa. Hoje explicaremos um pouco mais sobre a persona público alvo.

Quando se quer comunicar algo, nada melhor do que saber com quem se está comunicando. As principais vantagens dessa personificação são: a empresa vai saber exatamente para quem ela quer vender – perfil do público -, o que facilita acertar o tom da comunicação e com isso falar diretamente  e com qualidade com seu público nas redes sociais e em outros veículos.

A empresa pode fazer quantas personas foram necessárias, porém, essa quantidade deve ser estudada baseado nas frentes que a marca tem de acesso ao seu cliente. Um exemplo: uma marca que vende pra público final e ao mesmo tempo para empresas vai ter pelo menos duas personas completamente diferentes, e com isso fazer duas comunicações específicas.

Para elaborar essas personificações deve se levar em lembra que é como se estivesse falando com uma pessoa no facebook, ao vivo ou qualquer situação. Essa persona tem sexo, idade, profissão, filho ou não, hobbies, etc. Quanto mais pontos desse perfil a marca conseguir pensar melhor será a comunicação.

Não é necessário que haja uma só persona, porque não nos comunicamos com uma só pessoa. Essas personas são um estrada, que serve para a marca ter um caminho a seguir, com limites aonde pode chegar. Se for muito para esquerda ou direita acaba saindo da estrada e causando um acidente, mantendo-se na estrada chegaremos ao nosso destino em segurança.

Tem dúvida de como criar as personas para sua empresa? Entre em contato com a Borbolla.baroni!  Explicamos mais pra você e auxiliamos na elaboração desse projeto.

* Tom de comunicação: A forma como a sua empresa se comunica. Formal ou irreverente? Descolada ou tradicional? 🙂

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