A importância de responder um briefing corretamente

Sempre que contratamos um serviço ou produto personalizado temos que passar para a empresa contratada o que queremos, como, o que esperamos. Essas informações todas juntas podem ser chamadas de briefing.

Mas por que precisamos tanto responder detalhadamente se só queremos, por exemplo, comprar um bolo de aniversário?

Uma história está rolando no Facebook ilustra perfeitamente esse texto (que estava pronto para ser publicado quando vimos esse exemplo MARAVILHOSO).

A história é a seguinte. Uma mulher está contratando uma boleira para fazer o bolo de aniversário de uma criança e pede o tema “ah que pena seria”. Simples. A boleira tenta entender o briefing e fica perdida, então pergunta se é só pra colocar a frase e confeitar o bolo. A mulher confirma. E se a boleira tivesse se contentado com a resposta? Como seria o fim dessa história?

Nós, da Borbolla•baroni temos um fim, e rimos muito da tragédia anunciada e vamos ao nosso conto:

“O pedido feito foi um bolo “ah que pena seria” a boleira faz um bolo, maravilhoso, diga-se de passagem, todo bem acabado e deliciosamente recheado. Tudo do jeito que a cliente pediu.

Na hora do parabéns, a criança vê o bolo e começa a chorar. “Não era isso que eu queria! Esse bolo é um droga!”. Choro inconsolável. A mulher que contratou (não sabemos se é mãe, tia, avó, amiga) fica indignada porque o bolo não era o que a criança queria. A festa termina com um clima nada amigável.

Após um tempo aparecem feedbacks negativos da boleira. “Eu pedi um bolo pro aniversário e ela fez completamente diferente do que a menina pediu. Estou decepcionada! Não indico pra ninguém”. A boleira tenta se explicar, a situação toma proporções inimagináveis.”

Pronto. Temos dois problemas: a cliente que não teve sua necessidade atendida da forma que desejava e a boleira que teve sua reputação colocada em cheque. Mas quem estava errado? Havia alguém errado na história? Ou houve um ruído na comunicação?

Por isso, quando for solicitado que você responda um briefing de forma mais detalhada possível, abuse das palavras e da sua imaginação. O briefing sintetiza todos os desejos do cliente! Quanto mais informações estiverem disponíveis, mais próximo do que foi imaginado o produto final ficará. Não adianta dizer que quer um bolo “ah que pena seria”, a foto enviada sintetizava a ideia do bolo. E se a boleira se contentasse com a explicação e não pedisse mais informações?

Na Borbolla•baroni nosso atendimento chega a ser chato de tantas explicações que pede. Ele quer saber a fundo quais são os desejos dos nossos clientes, para que não haja esse hiato na comunicação.

Precisando de serviços de marketing digital e branding? 🙂
#vem pra Borbolla•baroni.

 

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